Reflexão do Filme: Vida de Inseto



O filme Vida de Inseto, cujo título original é “A Bug's Life”, foi lançado nos EUA em 1998 sob direção de John Lasseter. É um filme divertido que possui um público em sua maioria infantil. O filme retrata a história de uma formiga macho muito atrapalhada chamada Flik que fazia diversas invenções, mas que nem sempre funcionavam como o esperado. Todos os anos, na época da colheita, o formigueiro reunia forças para juntar o maior número de alimentos para os gafanhotos que ameaçavam destruir o formigueiro caso elas não cumprissem o exigido.

Em uma dessas invenções, Flik cria um protótipo de serra que auxiliaria na colheita, porém depois de algum tempo de colheita, a invenção não foi aprovada palas demais formigas que já percebiam que os gafanhotos estavam por perto. Todas correram para o formigueiro. Flik foi o último a entrar, mas não percebera que deixara sua invenção funcionando e por um acidente, todos os alimentos caem no rio, seu esforço em salvá-los foi em vão. Por causa disso, os gafanhotos invadem o formigueiro e ameaçam destruir tudo. As formigas ficam sem entender, e a Princesa Atta insiste em dizer que os alimentos estavam no mesmo lugar de todos os anos. Hopper, o líder dos gafanhotos, determina um novo prazo para a entrega da comida que acabaria quando a última folha da única árvore da ilha Formiga caísse.

Flik é julgado e se dispõe a procurar insetos maiores para ajudar a expulsar os gafanhotos. O tribunal concorda, não por acreditar em Flik, mas por pensar que saindo da ilha, nunca mais voltaria para atrapalhar a vida no formigueiro.

Daí começa uma longa viagem em busca da solução dos problemas do formigueiro. A viagem não é fácil, mas Flik conhece um grupo de circenses demitidos, que aos seus olhos são verdadeiros guerreiros, que se propõem em ajudar achando que farão uma apresentação de circo para os gafanhotos.

Flik e seus novos amigos voltam para a ilha, mas ao chegarem lá, os circenses percebem o mal entendido e decidem voltar para casa. Flik os convence a fingir mais um pouco até ele pensar em um plano. Depois de terem salvado Francis (joaninha circense) e Dot (formiga) de um pássaro, Flik com a ajuda de seus novos amigos e da princesa planejam espantar o gafanhoto com um pássaro feito de folhas.

Ao final, o formigueiro, os circenses e Flik, unem forças e lutam contra o grupo de gafanhotos. Sobra apenas Hopper, que é vencido pelo pássaro de folhas. Todos festejam e se alegram com essa grande vitória. Os circenses se despedem agradecidos às formigas que passam a utilizar a invenção de Flik na colheita. Esse formigueiro com certeza não será como antes.

Esse filme é muito interessante, pois mostra onde pode chegar uma formiga, que é algo tão pequeno, quando acredita em seu objetivo, em sua missão. Flik era uma formiga improvável de resolver o problema do formigueiro, pelo contrário, todos a viam como o motivo de mais problemas. Ao longo da história, percebemos que por mais que as idéias de Flik fossem boas, ele não as teriam realizado se não fosse a ajuda de seus amigos e o envolvimento de todas as formigas. Isso mostra que a união realmente faz a força e a diferença em nossa sociedade.